Celebração do Dia da Árvore – 26 de março de 2025
O Secretariado dos Baldios de Trás-os-Montes e Alto Douro promoveu, no dia 26 de março, uma ação de reflorestação na freguesia de Tourencinho, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, uma das zonas mais afetadas pelos incêndios de setembro de 2024.
Neste dia foram também desenvolvidos trabalhos para outras iniciativas, como o Projeto de Estabilização de Emergência, um projeto que surge como apoio às Organizações de Produtores Florestais (OPF) e submetido pela BALADI ao Fundo Ambiental, tendo sido aprovados 120 hectares para ações de Estabilização de Emergência, essencialmente em áreas que foram afetadas pelos grandes incêndios. Para Vila Pouca de Aguiar foram alocados 70 hectares, distribuídos de forma a envolver o maior número de baldios.
Um outro projeto, envolvendo o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2014-2020, foi o lançamento da medida “8.1.4 Restabelecimento da Floresta Afetada por Agentes Bióticos e Abióticos ou por Acontecimentos Catastróficos”.
Com estas ações, o SBTMAD reforça o seu compromisso com a gestão sustentável dos baldios e a proteção do território contra o risco de incêndios florestais.